O lixo acumulado em aterros e a possibilidade da falta de energia elétrica são algumas dos problemas em que a maior parte dos países em desenvolvimento enfrenta. Procurando-se uma tecnologia que apresentasse uma perspectiva de solução a esses dois graves problemas, este projeto teve incentivo. Buscando informações sobre a atual realidade de tratamento do lixo brasileiro, percebeu-se que uma boa alternativa seria a produção de energia elétrica a partir deste, que ocuparia menos espaço em volume real do que nas atuais tecnologias, além de muitos outros benefícios a curto, médio e longo prazo. Assim, poderia ser incentivada a construção de usinas de grande porte recicladoras do lixo úmido, ou seja, aquele lixo que não se adequou à reciclagem poderia gerar energia elétrica limpa.
Um investimento para promoção de usinas capazes de utilizar o lixo úmido para produção de energia elétrica em grande escala é alto, alto o bastante para atualmente impossibilitar a realização por muitos países. Entretanto, este investimento é auto-sustentável, uma vez que não apenas elimina os problemas gerados pelos aterros e lixões, mas também gera energia elétrica suficiente ao abastecimento de cidades inteiras.
Este projeto traz como alternativa a construção, em grande escala, de usinas recicladoras de lixo no Brasil, tecnologia já desenvolvida em outros países, de economia sólida ou emergentes. Inicialmente, a massa de lixo úmido seria submetida a uma desidratação por aquecimento, e seu vapor liberado, onde predominaria o gás carbônico e a água, moveriam turbinas, possibilitando transformação da energia cinética em energia elétrica. Os resíduos não voláteis seriam submetidos a processos de adubação ou utilizados na confecção de cerâmicas e outros utensílios.
O lixo é um problema para muitos, que vêem sua vida prejudicada pela irresponsabilidade de alguns. A redução do volume poderia ser de até 90% e do peso de 75%, quando o lixo fosse submetido a um grande aquecimento, conforme descrito neste artigo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário